Cine Virada


Sobre o CineVirada

O CineVirada é evento promovido pelo PET Cinema UFRB, uma tradição na comunidade acadêmica local desde 2011. Seu objetivo principal é a valorização das produções cinematográficas acadêmicas. Na edição de 2016 o Cine Virada, antes voltado para as produções da UFRB, abre as portas para as produções acadêmicas de todo estado, tornando-se o Cine Virada - Festival de Cinema Universitário da Bahia. Essa nova formatação permite o diálogo e um contato direto entre os realizadores do cenário baiano. O festival até o ano passado era composto por duas mostras, à competitiva que recebe filmes baianos e a egressos que recebe inscrição de filmes de ex-alunos do curso de cinema da UFRB. Em 2017 uma nova mostra foi adicionada a programação do festival, a panorama Brasil, mostra que tem como principal objetivo mostrar um pouco do que vem sendo produzido no cenário audiovisual universitário brasileiro.
Ao final do evento temos a premiação dos melhores do festival em dez categorias: melhor filme, melhor direção, melhor direção de arte, melhor roteiro, melhor fotografia, melhor montagem, melhor ator, melhor atriz e melhor som e júri popular.





Sobre o IV CineVirada

Nos dias 06 e 07 de 2016, a UFRB recebeu a quarta edição do CineVirada - Festival Baiano de Cinema Universitário, realizado pelo grupo PET Cinema. Ao longo desses dias tivemos uma programação repleta de filmes curta-metragem  de produção universitária, divididos entre mostras competitiva e de egressos. Além da exibição do filme Que horas ela volta, de Anna Muylaert, que abriu o evento e estimulou a mesa Cinema e Política e no dia seguinte, outra mesa: Criação e Produção cinematográfica universitária.As mesas foram um dos pontos altos, promovendo debates enriquecedores. Foram oferecidas ainda oficinas de StopMotion e Soundpainting! Ao final de tudo, tivemos a premiação dos destaques em diversas categorias dos filmes inscritos no festival. O lançamento da segunda edição da revista +Cinemas, produzida pelos bolsistas do grupo, e que também trazia o tema Cinema e Política também aconteceu no evento.



Comentários

Postagens mais visitadas